Veja o que as crianças aprendem quando escutam ou leem histórias


Crédito:Wix

Ato de se ler para uma criança cria vínculo afetivo entre ela e o leitor.


por https://catraquinha.catracalivre.com.br/geral/aprender/indicacao/criancas-historias/

24/01/2017 21:12 | Atualizado: 24/01/2017 21:19

Ler e contar histórias só enriquece o desenvolvimento de qualquer criança. A leitura e o ato de ouvir o que as pessoas leem estimulam a concentração, a imaginação, a criatividade e o raciocínio infantil. Sendo assim, estes tipos de costumes, na infância, abrem portas para um universo rico em possibilidades para novas descobertas e aprendizados.


Os livros de histórias são caminhos para um mundo mágico, instigante e divertido. O hábito da leitura introduz a criança em seu universo imaginativo e criativo, além de favorecer aprendizagens que atuam em diferentes campos do desenvolvimento infantil. Textos literários são arte, portanto, eles instigam na criança o conhecimento estético e o senso de apreciação.


É através da imersão na leitura ou da contação de histórias que se aprende sobre a sua cultura, bem como a de outras épocas. A história conta marcos sobre a vida no mundo sob diferentes pontos de vistas. E, contar histórias também pode marcar vidas.


Quanto antes a leitura for introduzida na vida de uma criança, melhor. Ler para bebês favorece o contato dele com uma linguagem diferente à que ele está acostumado, o que o aproxima do narrar. E, as narrativas precisam integrar o cotidiano dos bebês e das crianças, pois favorecem a ampliação do vocabulário e o desenvolvimento da linguagem.


Já crianças um pouco maiores, quando ouvem leituras, interagem com um contexto de uso da linguagem escrita e conseguem diferenciá-la, aos poucos, da linguagem oral – o que permite que elas aprendam sobre ambas.


Poesias também são benéficas e devem entrar na rotina de leitura infantil. A criança que ouve uma poesia, principalmente quando é rimada, é estimulada a aprender sobre o ritmo e a musicalidade destes textos.


O ato de se ler para uma criança cria ainda uma relação de proximidade e vínculo afetivo entre ela e o leitor, seja ele um familiar, cuidador ou educador, por exemplo. Este vínculo construído desde cedo se torna uma base para o desenvolvimento emocional e social das crianças dentro e fora de casa.


Ainda sob o ponto de vista emocional, algumas histórias, como os contos de fadas, mostram situações mais complexas às crianças, com sentimentos de perda, medo, abandono, superação e desafios de relacionamentos, por exemplo. É por meio dessas histórias que os pequenos começam a raciocinar e a lidar com vivências e emoções parecidas no mundo real.


A dica é não perder tempo e começar a ler o quanto antes para as crianças com quem se convive, como também favorecer o acesso delas a livros, bibliotecas, livrarias e a todo este universo tão fascinante.


15 مشاهدة
  • White Instagram Icon

© Copyright 2018 by a hora do conto em Dubai

Contato

Cel: +971 50 241 7823​⁠​

Email: horadocontodubai@gmail.com

Endereço

Al Khail Road

Al Barsha south